Pesquisar este blog

sábado, 11 de julho de 2009

2º Concurso de Haicai Masuda Goga






2º Concurso de Haicai Masuda Goga


A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promove o 2º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, ajudou a fundar, em 1987, o Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil.



Definição de Categorias




Infanto-juvenil: participantes de até 14 anos de idade
Adulto: maiores de 15 anos


Condições de participação




Cada participante poderá inscrever apenas um haicai, inédito e de sua própria autoria.
Para os efeitos deste concurso, entende-se por haicai o poema composto por três versos (5, 7 e 5 pés métricos, ou próximo disso), citando obrigatoriamente um dos temas do concurso.
Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa.
A simples participação no concurso, mesmo que não ocorra a classificação, implica na aceitação das condições aqui estabelecidas.
Os participantes classificados concordam em ceder, de forma irrevogável, os direitos autorais do trabalho apresentado, sem nenhum ônus para os organizadores, que dele poderão fazer uso sem consulta prévia.
Fica vedada a participação de membros do Grêmio Haicai Ipê ou da Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, organizadores do concurso.
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.


Temas




O participante deverá escolher apenas um dos temas aqui propostos, elegendo-o para assunto de seu haicai.



Festival do Japão (Festival de cultura japonesa realizado anualmente em julho)
Ipê-roxo (Árvore cuja floração se dá durante o inverno)


Instruções para inscrição




A inscrição poderá ser feita tanto pelo correio como durante o 12º Festival do Japão.



Pelo correio: Em uma folha branca tamanho A4, imprima ou datilografe o haicai. No rodapé da folha, escreva seu nome, categoria (infanto-juvenil ou adulto), endereço postal, telefone para contato e email. Coloque em um envelope e envie para:


Assoc. Cultural Nikkei Bungaku do Brasil

A/C Concurso Masuda Goga

Rua Galvão Bueno, 805, Térreo

S.Paulo, SP

01506-000



Durante o 12º Festival do Japão: No formulário de inscrição disponível no estande da Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, preencha os dados solicitados e escreva o haicai no espaço correspondente. Introduza o formulário preenchido na urna do Concurso de Haicai “Masuda Goga”. O 12º Festival do Japão realiza-se durante os dias 17, 18 e 19 de julho de 2009, em São Paulo. Maiores informações: www.festivaldojapao.com.


Prazo de entrega




O prazo para entrega dos trabalhos encerra-se no dia 03 de agosto de 2009 (segunda-feira), valendo como prova de cumprimento de prazo o carimbo dos Correios ou o formulário entregue durante o Festival do Japão.



Seleção e julgamento




Os haicais serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros do Grêmio Haicai Ipê.
Os melhores trabalhos serão classificados até o 5º lugar em cada uma das categorias.
A decisão da comissão julgadora é irrecorrível.


Premiação e Divulgação




Cada classificado receberá, como prêmio, um diploma e um exemplar da revista Brasil Nikkei Bungaku.
Os classificados serão avisados, preferencialmente, por e-mail, e, na falta deste, por telefone, até 30 de setembro de 2009.
Os resultados serão divulgados pela internet, no endereço www.kakinet.com/bnb.
A cerimônia de premiação será realizada durante o mês de março de 2010, na cidade de São Paulo, em dia, horário e local a serem estabelecidos.
O classificado que não comparecer à cerimônia de premiação receberá o prêmio pelo correio.
Os ganhadores do 1o Concurso (2008)



Informações




Pelo email bnb@kakinet.com



Sobre a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil




Fundada em 1966, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil (www.nikkeibungaku.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo original era a promoção da literatura em língua japonesa produzida no Brasil. Recentemente, almejando uma maior participação da sociedade brasileira, passou a promover também a literatura escrita em língua portuguesa. Publica, com três edições por ano, a revista Brasil Nikkei Bungaku, onde divulga trabalhos em prosa e poesia de seus colaboradores, em japonês e português. Tem sede em São Paulo.



Sobre o Grêmio Haicai Ipê




Fundado em 1987, o Grêmio Haicai Ipê (www.kakinet.com/ipe) é a primeira associação de poetas brasileiros dedicada a estudar e praticar o haicai, pequeno poema de origem japonesa. Tem sede em São Paulo, onde se reúne mensalmente. Seus membros participam ativamente de iniciativas de promoção e divulgação do haicai em língua portuguesa, assim como da tradução e do estudo do haicai japonês.

Este artigo foi publicado em 11/07/2009 à(s) 8:55 e está arquivado na categoria Concursos.

Fonte:
http://www.kakinet.com

Navegue até lá...

Nenhum comentário: