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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SOSO arte contemporânea africana -Angola no Brasil-São Paulo




A foto de tecidos africanos/angolanos (*), é de http://candytoys.blogspot.com/2008/08/sobre-tecidos-angolanos.html
Usei ao encontrar em pesquisa e coloco os devidos créditos, mas se a autora não permitir, basta avisar-me.

Muitas vezes, encontro notícias do Brasil ainda não conhecidas por mim,ou dados complementares no Pravda russo (**)(publicados prestimosamente por Timothy Bancroft-Hinchey), edição portuguêsa -ou enviadas por Gustavo Espiñeira do uruguai.Um exemplo, quando Gustavo nos entrevistou na capital uruguaia para o VIII Encontro do Movimento Cultural aBrace-eu e os os componenetes do Sarau Tropeiro(poetas Quae Sera Tamen, Sueli Silva e Ricardo Evangelista), de Montevidéu e nos chamou de "Triângulo Mineiro", pois andávamos com o triângulo vermelho da bandeira de Minas Gerais nas roupas, ou quando Timothy publicou meu ensaio sobre os Sessenta Anos dos Direitos Humanos, escrito a pedido de Victor Jerônimo e Mercedes Pordeus para o Ecos da Poesia.

Esse intercêmbio lato,é a proposta básica deste novo blog, Todosnostros.

Essa abaixo (http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/03-02-2009/26016-arteafricana-0) é bastante interessante e acontecerá amanhã cinco de fevereiro:

SOSO arte contemporânea africana -Angola no Brasil
Pagina principal / Sociedade / Cultura
03.02.2009 Fonte:



"No próximo dia 5 de fevereiro será inaugurada no 2o andar do Edifício Seguradoras, prédio projetado por Oscar Niemeyer, na Avenida São João, 313, região central de São Paulo, a primeira galeria de arte contemporânea africana da cidade: a SOSO arte contemporânea africana , com a exposição de quatro artistas, todos nascidos na década de 70 e pertencentes à mais recente geração de artistas angolanos: Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine.




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Cláudia Veiga Ihosvanny Kiluanji Yonamine - Avenida São João, 313 2o andar Centro São Paulo

11 3222 3973 de 06 de fevereiro a 21 de março de 2009 segunda a sexta: das 11:00 às 19:00 sábado: das 11:00 às 16:30

No próximo dia 5 de fevereiro será inaugurada no 2o andar do Edifício Seguradoras, prédio projetado por Oscar Niemeyer, na Avenida São João, 313, região central de São Paulo, a primeira galeria de arte contemporânea africana da cidade: a SOSO arte contemporânea africana , com a exposição de quatro artistas, todos nascidos na década de 70 e pertencentes à mais recente geração de artistas angolanos: Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine.

Estes chegarão a São Paulo um pouco antes da abertura da SOSO , pois, paralelamente à exposição, participarão da residência artística em São Paulo que acontecerá nas dependências do histórico Hotel Central, na Avenida São João, 288, em frente à SOSO entre os dias 28 de Janeiro e 15 de Fevereiro. O evento será coproduzido pela Fundação Sindika Dokolo – criada há cinco anos na cidade de Luanda (Angola) –, responsável, dentre outras coisas, pela concepção e realização da Trienal de Luanda e do primeiro Pavilhão Africano da Bienal de Veneza na sua 52ª edição (2007), com a exposição “Check List Luanda Pop”.

Cláudia Veiga , fotógrafa, nasceu em Luanda em 1978. É formada em Arquitetura de Interiores pelo IATA (Instituto de Aperfeiçoamento Técnico Acelerado) e em Fotojornalismo pelo ETIC (Escola Técnica de Imagem e Comunicação), ambos em Portugal; é coordenadora de imagética da Fundação Sindika Dokolo. Fazem parte de seus projetos futuros as participações em exposições no MAM Bahia, na Bienal de Bordeaux e na II Trienal de Luanda.

Ihosvanny , de pais cubanos, nasceu em Moxico em 1975. Expôs em várias coletivas com destaque para a Trienal de Luanda em 2007 e Bienal de Veneza no mesmo ano. Está representado em importantes coleções de arte africana contemporânea.

Kiluanji nasceu em Luanda em 1979. Tem explorado áreas artísticas como o teatro, a música e a fotografia. No momento, trabalha essencialmente com fotografias que focam fragmentos da cidade com relevos para a especificidade da urbanização de Luanda. Da amplitude do deserto do Namibe às paredes de Luanda, há marcas e sinais que a sua fixação tornam plásticos e ajudam a construir a memória artística de um país.

Yonamine , nascido em Luanda em 1975, viveu na Republica Democrática do Congo, Brasil e Reino Unido. A conjugação de registros diversos e linguagens é marcante em sua obra: pintura, desenho, gravura, graffiti, fotografia, vídeo e instalação conjugam-se para criar um discurso crítico através de uma espécie de violência suave, estética. Sua formação artística consolidou-se sobretudo durante a primeira Trienal de Luanda, com a participação em diversos workshops, conferências e seminários com Laurie Farrel, Sue Williamson, Simon Njami, Bili Bidjoka, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre Lisboa e Luanda."

Pelo Coro Coletivo, a seguir, recebo de Camilla Rocha :

Angola paulistana

Construções esquecidas de Niemeyer e Ramos de Azevedo, no centro de SP, recebem galeria de arte africana e nova residência artística, ponte com Luanda

Fotos: Filipe Redondo/Folha Imagem

Funcionário ajusta iluminação de obra na galeria Soso, no centro de São Paulo

SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

No volume máximo, o pagode grita nos alto-falantes das lojas. No chão em frente ao prédio, alguns sem-teto tentam dormir. Mas bem pouco do som nervoso do centro vaza para dentro do mais novo cubo branco de São Paulo, a imaculada Soso Arte Contemporânea Africana, galeria que será inaugurada amanhã no segundo andar do edifício Seguradoras.
Foi neste prédio quase esquecido de Oscar Niemeyer, na avenida São João, a alguns metros do vale do Anhangabaú, que se instalou a primeira galeria de arte africana do país.
"Mesmo que haja gente dormindo na rua, há segurança aqui", diz Mário de Almeida, empresário hoteleiro angolano, dono da Soso. "Este é o centro de uma das maiores cidades do mundo, e o centro de uma das maiores metrópoles do mundo não pode ser decadente."
Deslumbrado, Almeida conta à Folha que decidiu comprar o segundo andar do Seguradoras quando soube que era um projeto de Niemeyer, pelo qual diz ter pago R$ 300 mil. Desembolsou mais R$ 1,5 milhão para comprar o antigo Hotel Central, projeto de Ramos de Azevedo, do outro lado do calçadão da avenida São João.
"As pessoas querem prédios com assinatura", afirma o secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, que está tocando agora um projeto de revitalização da área, a chamada "praça das artes", orçado em R$ 100 milhões. "Essas iniciativas espontâneas de empresários nos sinalizam que há uma demanda de parte da sociedade por prédios de qualidade."
Cada um dos 40 quartos do antigo hotel de Ramos de Azevedo vai receber artistas africanos para residências a partir de agora, sendo que em maio cada apartamento abrigará uma instalação, parte de uma grande mostra que integra o calendário da próxima Trienal de Luanda, marcada para 2010.
A reforma do hotel, que deve ser concluída em 2011, está orçada por Almeida em cerca de R$ 11,6 milhões -valor que deve vir do próprio bolso, mas terá parte captada por leis de incentivo e créditos do BNDES.
"Eu já fiz isso em Angola, investir numa área decadente, que depois vira motor do desenvolvimento", diz Almeida. "Eu tenho um complexo em Luanda que era uma construção do século 18, um armazém destelhado, que hoje virou um grande espaço de lazer."
Almeida, casado com a filha do cantor Djavan, não descarta também a possibilidade de sua atual residência artística virar hotel de luxo no futuro, algo na linha dos "concept hotels" que pipocam pelo mundo, sendo que "cada quarto será uma possível instalação de arte".

Artista como epicentro
No lado artístico da jogada, Almeida também não faz feio. Tem o apoio do artista e curador angolano Fernando Alvim, responsável pelo primeiro pavilhão africano na Bienal de Veneza, em 2007, e também mentor da Trienal de Luanda.
"Venho de uma situação particular em Angola, em que artistas têm de ser curadores, críticos e galeristas ao mesmo tempo, porque não temos os sistemas da arte", conta Alvim. "Por isso consideramos o artista o epicentro de um fenômeno cultural e criamos um movimento cultural para tentar legitimar a arte africana."
Alvim é também vice-presidente da Fundação Sindika Dokolo, por trás da maior coleção de arte contemporânea africana do mundo, com mais de 3.000 peças, e em parte responsável pelos gastos dos artistas angolanos que participam da nova residência paulistana, grande aposta da fundação.
"É importante uma galeria que mostra um pouco da África, mas com uma versão da história contada por nós mesmos", diz Alvim. "Queremos o comando da nossa própria história, já que ninguém sabe mais disso do que nós mesmos."
São Paulo acaba surgindo então como vitrine da produção contemporânea africana e contraponto a Veneza, que, nas palavras de Alvim, "já morreu".
"No pavilhão africano, pusemos líderes políticos que lutaram pelo fim do preconceito, porque achamos que Veneza era preconceituosa", afirma Alvim. "Foram 112 anos sem arte africana, e ainda fomos submetidos a um júri mais incompetente do que nós. Não é preciso passar por Veneza para fazer arte contemporânea."

Em 1ª exposição, país mostra sua arte da era digital

DA REPORTAGEM LOCAL

Angola conquistou sua independência de Portugal no mesmo ano em que foi fundada a Microsoft, nos Estados Unidos: 1975. "Somos um país da da era digital", diz Fernando Alvim. "Nos acostumamos a uma grande revolução cultural."
Talvez isso explique o foco da arte contemporânea angolana, e de boa parte da África, nos suportes fotografia e vídeo. São, de fato, o que mostram os quatro artistas angolanos na exposição inaugural da Soso.
Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine são jovens artistas angolanos com alguma inserção no circuito internacional -Yonamine estará na próxima Arco, em Madri- que despontaram na primeira edição da Trienal de Luanda, organizada por Alvim em 2007.
Veiga e Kiluanji mostram séries de fotografia sobre as mutações sociais e da cena artística angolana, enquanto Ihosvanny e Yonamine buscam no vídeo um meio para reflexões políticas sobre o país. (SM)



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( * )" Já faz algum tempo que conheci, mesmo que virtualmente, um pouco do que são os tecidos africanos. Na época, nem imaginava costurar como hoje, mas me lembro de ter gostado bastante dos padrões e estampas. Passado algum tempo, já familiarizada com este outro universo, surgiu quase sem querer a oportunidade de adquirirmos, eu e Emília, legítimos tecidos africanos wax print, 100% algodão, vindos diretamente de Angola.

De cores vibrantes, a estampa fica registrada nos dois lados do tecido e é desenvolvida através da junção de uma tradicional técnica indonésia, chamada batik, com a indústria têxtil européia. Normalmente, reproduzem a rotina dos africanos e podem transmitir de mensagens religiosas a pequenos detalhes do dia-a-dia. O wax print tem origem holandesa e sua entrada em território africano data de meados do século 19. Para conseguir movimentar a exportação, os holandeses tiveram que adaptar a estamparia de acordo com a preferência do povo africano.


Aqui, os padrões africanos podem ser encontrados nesta sacola, mais nesta e nesta outra, em babyslings, bonecos e babadores."
Postado por Candy às 9:08 PM
Marcadores: Tecidos
http://candytoys.blogspot.com/2008/08/sobre-tecidos-angolanos.html

(**)http://port.pravda.ru

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