Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Affonso Romana de Sant'Anna


O grande Affonso Romano de Santana , faz uma interessante observação sobre lançamento de livros (em seu próprio blog, visite-o):


"COMO LANÇAR "QUE PAIS É ESTE? "Postado por Affonso Romano, em 17/06/2010, às 22:31
Pode parecer uma pergunta ociosa, mas não é. Me explico: "noite/tarde de autógrafos ", quando foi inventada aqui há uns 60 anos, era novidade. E havia a "madrinha" ou "padrinho": alguém famoso que ficava ao lado. Sendo uma mulher estonteante, melhor.

Depois "noite/tarde de autógrafos"foi virando banalidade. Agravou-se: as cidades ficaram imensas, engarrafadas: não se pode pedir a alguém que saia da Barra ou da Ilha do Governador para vir à Zona Sul. Até que tentei com o último livro "O enigma vazio" ir a diversas livrarias, ao encontro do leitor. É uma olimpíada.

Nos anos 80, inventei outra coisa: autografei antes da noite de lançamento, o livro de crônicas "A Mulher Madura" . Os interessados ligavam para editora, davam o nome, eu autografava antes sem o risco de errar ou escrever bobagens. Foi uma maravilha, pela primeira vez pude conversar com o público, curtir a festa da Rocco na Casa Lauro Alvim.

Com esse livro que está na 6a edição e trinta anos de idade- QUE PAIS É ESTE? -já fiz vários pré-lançamentos no pais. Alguns sugerem: continue, faça debates nas livrarias e universidades. Se eu fosse jogador de futebol, botava uma camisa cheia de siglas e ganhava uma nota; se fosse "celebridade" cobrava 15 mil por noite...

Que fazer?

Estreante é que faz noite de autógrafos.Estreante ou embaixador. Aí, dá até gosto. Não fui embaixador, não mereci essa graça dos céus, mas conheço a inefável glória do estreante.

Nenhum comentário: