Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Rafael Jesús González 2009-São Patrício, as cobras, a Irlanda




Rafael Jesús González 2009-São Patrício, as cobras, a Irlanda

O caro amigo Poeta Rafael Jesús González, por haver nascido na fronteira México/EU, cresceu com as duas Línguas, por isso, seis belos poemas chegam-nos nessas duas Línguas.
Já traduzi alguns de sua bela série Lua Cheia e hoje, verso para o Português esse seu poema sobre o Dia de S.Patício, padroeiro da Irlanda, país que me fascina.

Visitem seu blog,e conheçam a poesia de Rafael.

St. Patrick's Day


St. Patrick drove the snakes
from Ireland & St. Brigid
was the goddess of the wells;
faeries dwell there & the clover
explains the Trinity;
the isle is always green
& its gift for gab
comes from a stone.


© Rafael Jesús González 2009







Fiesta de San Patricio


San Patricio hechó las culebras
de Irlanda y Sta. Brígida
era la diosa de las norias;
hadas residen allí y el trébol
explica la Trinidad;
la isla es siempre verde
y su don del hablar
proviene de un piedra.


© Rafael Jesús González 2009


--
Rafael Jesús González
P.O. Box 5638
Berkeley, CA 94705

my blogs/mis blogs:

rjgonzalez.blogspot.com (English)
rjgonzalezg.blogspot.com (español)

_____________________________________________________________-

Minha versão, para o Português:

Dia de São Patrício

St. Patrick baniu as serpentes
da Irlanda.
Santa Brígida era a deusa dos poços
onde as fadas residem e o trevo ,
explica a trindade;
a ilha é sempre verde
e seu dom de falar
vem de uma pedra.

Traduçã para o Português, por:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honotis causa para oitom países Lusófonos, pelo Clube Brasileiro de língua Portuguesa.




" «Calliope Hummingbird ... O Mini Migrantes
2009 abrótea DIAS ® Um símbolo de esperança - American Cancer Society »
Quem foi São Patrício e Como é que ele obtenha um feriado?

St. Patrick, o santo padroeiro da Irlanda, é um dos mais conhecidos da cristandade números. Mas para toda a sua celebridade, sua vida permanece algo de um mistério. Muitas das histórias tradicionalmente associados com o St. Patrick, incluindo a famosa conta de sua banir todas as serpentes da Irlanda, são falsos, os produtos de centenas de anos de histórias exageradas.

Sabe-se que São Patrício nasceu na Grã-Bretanha para ricos pais perto do final do quarto século. Ele acredita-se que tenham morrido em 17 de março, cerca de 460 dC Embora o pai dele era um cristão diácono, foi sugerido que ele provavelmente tomou sobre o papel por causa de incentivos fiscais e não há provas de que Patrick veio de uma família religiosa em particular. Na idade de dezesseis, Patrick foi feito prisioneiro por um grupo de irlandeses Raiders que estavam atacando a família da Kombi. Eles lhe transportados para a Irlanda onde passou seis anos em cativeiro. (Há alguma controvérsia sobre o local onde teve lugar este cativeiro. Embora muitos acreditam que ele foi levado para morar em Mount Slemish em County Antrim, é mais provável que ele foi detido em County Mayo perto Killala.) Durante esse tempo, trabalhou como um pastor, ao ar livre e afastado de pessoas. Solitário e com medo, ele virou-se para a sua religião para consolar, tornando-se um devoto cristão. (É também acreditavam que Patrick começou a sonhar com a conversão do povo irlandês ao cristianismo durante o seu cativeiro.)

Após mais de seis anos como um prisioneiro, Patrick escapou. De acordo com a sua escrita, uma voz, que ele acreditava ser God's-lhe falou de um sonho, dizendo-lhe que era hora de sair da Irlanda.

Para fazer isso, Patrick caminhou cerca de 200 milhas a partir de Condado de Mayo, onde acredita-se que ele foi detido, na costa irlandesa. Após escapar para a Grã-Bretanha, Patrick informou que ele experimentou uma revelação segunda-um anjo num sonho diz-lhe para regressar à Irlanda como um missionário. Pouco depois, Patrick começou a formação religiosa, de um curso que durou mais de quinze anos. Depois de sua ordenação como padre, ele foi enviado à Irlanda, com uma dupla missão, a ministra para os cristãos já vivem na Irlanda e para começar a converter o irlandês. (Curiosamente, esta missão contradiz a noção de que Patrick realizou amplamente introduzido cristianismo para a Irlanda.)

Familiarizado com a língua e da cultura irlandesa, Patrick escolheu a incorporar em suas aulas tradicionais rituais do cristianismo, em vez de tentar erradicar nativo irlandês crenças. Por exemplo, ele usou fogueiras para festejar a Páscoa desde irlandesas foram usadas para homenagear os seus deuses com o fogo. Ele também superimpostas um sol, um poderoso símbolo da Irlanda, para o cristão cruz para criar o que agora é chamado uma cruz celta, de modo a que o símbolo de veneração que parece mais natural para os irlandeses. (Embora houvesse um pequeno número de cristãos na ilha quando Patrick chegados, a maioria dos irlandeses praticou uma natureza de base religião pagã. A cultura irlandesa centrada em uma rica tradição oral de lendas e mitos. Quando esta é considerada, não é de estranhar que a história de vida se tornou Patrício exagerada ao longo dos séculos a fiação excitantes contos para lembrar história tem sido sempre uma parte da forma de vida Irlandesa.)

St. Patrick's Day é comemorado em 17 de março, a sua festa religiosa eo aniversário de sua morte no quinto século. Os irlandeses têm observado esse dia como um feriado religioso para milhares de anos.

No Dia de São Patrício, que cai durante a época da Quaresma cristã, irlandeses famílias que freqüentam igreja tradicionalmente no período da manhã e da tarde comemorar. Lenten proibições contra o consumo de carne foi dispensada e as pessoas que dançar, beber, e festa no tradicional refeição do irlandês Bacon e repolho.

T o primeiro Dia de São Patrício desfile não teve lugar na Irlanda, mas nos Estados Unidos. Irlandês soldados servindo no Inglês militares marcharam através de Nova Iorque em 17 de março de 1762. Juntamente com a sua música, a parada ajudou os soldados se reconectar com as suas raízes irlandesas, bem como bolseiro irlandeses servindo no exército Inglês.

Durante os próximos trinta e cinco anos, entre Americana imigrantes irlandeses patriotismo floresceu, solicitando o aumento do chamado "Irish Aid" sociedades, como a Friendly Sons de São Patrício e do Hibernian Society. Cada grupo iria segurar anual desfiles apresentando bagpipes (o que realmente se tornou popular nos exércitos britânico e escocês) e tambores.

Até meados do século XIX, a maioria dos imigrantes irlandeses na América protestante eram membros da classe média. Quando a Grande Fome Batata bateu a Irlanda em 1845, perto de um milhão de pobres, iletrados, católica irlandesa começou a derramar em América para fugir à fome. Desprezado por suas crenças religiosas e engraçado acentos pela American protestante maioria, os imigrantes tiveram dificuldade para encontrar emprego, mesmo servil. Quando irlandeses americanos em cidades do país, saíram para as ruas no St. Patrick's Day para comemorar seu património, jornais retratou-as em desenhos animados como bêbado, macacos violentos.

No entanto, os irlandeses logo começou a perceber que seu grande número deles dotado com um poder político que tinha ainda a ser explorado. Começaram a organizar, e os seus votantes bloco, conhecido como a "máquina verde", se tornou uma importante votação para balançar hopefuls político. De repente, anual St. Patrick's Day desfiles se tornou uma demonstração de força para o irlandês americanos, assim como um deve-assassinastes um evento para participar da vida política dos candidatos. Em 1948, o Presidente Truman atendidos New York City's St. Patrick's Day Parade, um momento orgulhoso para os muitos irlandeses cujos antepassados tiveram que lutar contra os estereótipos e preconceitos raciais para encontrar aceitação na América.

Hoje, St. Patrick's Day é celebrado por pessoas de todas as origens nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte é o lar do maior produções, St. Patrick's Day, foi comemorado em outros locais longe da Irlanda, incluindo o Japão, Singapura, e da Rússia.

No moderno-dia na Irlanda, St. Patrick's Day tem sido, tradicionalmente, uma religiosa ocasião. Na verdade, até a década de 1970, determinou que pubs irlandeses leis ser encerrada em 17 de março. Começando em 1995, no entanto, o governo irlandês começou uma campanha nacional para usar St. Patrick's Day como uma oportunidade para impulsionar turismo e Irlanda mostrar ao resto do mundo. No ano passado, perto de um milhão de pessoas participaram na Irlanda é o Festival de São Patrício em Dublin, um multi-dia comemoração featuring desfiles, concertos, teatro ao ar livre produções, fogos e shows."

Cortesia do history.com

Fonte: www.mountainvalleylivingmagazine.com/Online/?...

-------------------------------------------------------------------------------

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Anônimo, não tenho blog, e meu recado é:
Cara vc parece ter vivido com saint patrik's, adorei mesmo. Paraéns pelo trabalho!!!!!!



Faleu,, Fuuuuuuuuuiiii!!

Anônimo disse...

Adorei o que você escreveu, isso tudo vai me ajudar "num" trabalhinho da escola.

Adooooreeeiiiiii!
Bjs, Tchau!!!!!!