Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Por Brenda Mar(que)s Pena-Viagem às origens: África -haikai Clevane Pessoa

Leiam o forte, belo e emocionado texto de Brenda Mars(*) , Presidente do IMEL-Instituto Imersão latina - que foi á África, para o FORUM MUNDIAL SOCIAL:

INSTITUTO IMERSÃO LATINA - IMEL: Viagem às origens: África
13 fev. 2011 ... O Instituto Imersão Latina é formado por ativistas que se preocupam em defender nossa América e mostrar toda a diversidade cultural, ...
imersaolatina.blogspot.com/.../viagem-as-origens-africa.html
 
><**><
 
Por Brenda Mar(que)s Pena
Viagem às origens: África




Depois de viver com as duas mãos abertas em ti, África, escrevo algumas palavras sobre Dakar, Senegal. Dizer sobre a experiência que passei nesses dias é tão difícil, já que os escritos da alma não se colocam no papel, mas nas marcas fortes do vivido.
A pele do teu povo África, brilha na luz do sol, assim como o branco dos olhos e dos dentes mostram, uma alegria capaz de apagar um passado de sofrimento, ainda que exista a pobreza e dificuldades para continuar cantando.
Tuas sonoridades, África, se fazem dança na vibração do corpo. Seu povo, busca com fé, respostas eternas para aquilo que o espiritual representa e não se pode entender sem um esvaziamento das referências ocidentais.
Aqui, do outro lado do Atlântico, as ondas do mar soam mais percussivas , propagando as alturas de teus povos, trazendo a história de agora e silenciando pouco a pouco a dor da escravidão.
África, foi com arte e fé que povoastes o mundo e assim, todos como filhos deste continente, temos que buscar a música que nossos antepassados deixaram nas entranhas da nossa essência.

Brenda Mar(que)s na Casa dos Escravos, Ilha de Goree. Foto de Juliano Falo


Em Psicologia, nos simbolismos, dizemos que, para a criança, o tambor representa o ventre fecundo.Nesse caso, os sons da África mãe, não são mera alegoria nem metáfora pura e simplesmente.
Brenda Mars experencia intensos dias de estar na África, o que todos deveriam fazer uma dia.
Muito belo o texto da Presidente do IMEL- e quero cópia para divulgá-lo mais.
Clevane Pessoa


><**><
Um haikai sobre a foto:

Na face, a emoção
de um passado mais remoto:
ritmo, choro,riso...
Clevane

Nenhum comentário: